IT&S | Open Solutions

Work From Home Server

Transforme sua infraestrutura de dados em um Server At Home

Work From Home Server

Home Server, provavelmente uma descrição desconhecida, principalmente no mundo dos negócios. Home Server, em português, significa “servidor doméstico”, que normalmente guarda seus arquivos e centraliza suas mídias. 

Até pouco tempo atrás a própria Microsoft tinha um sistema operacional específico para este tipo de servidor. Era o Microsoft Home Server baseado no Windows Server 2003 e depois o Microsoft Home Server 2011 baseado no Windows Server 2008 R2. Infelizmente o suporte base foi encerrado em 2016 e substituído por Windows Server Essentials. 

Hoje existem várias alternativas de sistemas para Home Server como FreeNAS ou um próprio Linux Server como Ubuntu ou derivadas. A grande vantagem desses sistemas é que são gratuitos.

O Projeto Server At Home

Bom, para não ter um conflito em relação ao nome, podemos traduzir o “Home Server” para “Server At Home” ou em português “servidor em casa”.

Em um caso recente, foi iniciado um projeto de melhoria do sistema de TI da empresa, criando-se um acesso remoto para todos os funcionários em Home Office e por fim, fazendo-se a transferência da infraestrutura de dados para a residência de um dos donos. 

Com a solução da IT&S de “Server At Home”, a empresa tem hoje, em casa, a sua infraestrutura de dados com a implementação de ambiente virtualizado, Firewall appliance, protocolos e chaves de acesso para todos os usuários, rotinas de backups etc., um sistema mais robusto e seguro do que no início do projeto.

Então, o que a empresa pode ganhar com o Server At Home?

No caso da empresa mencionada acima, ela conseguiu reduzir vários custos de despesas gerais e não precisa mais pagar o aluguel do espaço comercial, o que fez uma grande diferença em relação aos custos. 

Como os funcionários estão trabalhando em Home Office, os custos de encargos adicionais como vale-transporte, etc. puderam também ser reduzidos. 

Com esse projeto, a empresa tem hoje horários flexíveis e uma consequente maior satisfação dos seus funcionários, portanto além do ganho em produtividade e redução de custos, houve um ganho para o bem-estar dos colaboradores.

Mas, o que eu preciso ter para poder contratar um projeto desse?

Se a empresa já tem uma infraestrutura instalada, ela pode usar as mesmas instalações sem grandes investimentos. Porém, se existem vários equipamentos como servidores físicos, é interessante verificar se é possível transformá-los em servidores virtualizados.

Isso pode reduzir os custos de manutenção e gastos de energia significativamente. Mas, às vezes, é preciso aumentar o desempenho de hardwares fazendo um aumento da memória, disco rígido, ou placa de rede para transformar a estrutura no ambiente virtualizado. Mas isso varia de caso para caso. Se a empresa já tem um servidor com um bom desempenho, provavelmente não precisará ter nenhum investimento. No caso do projeto da empresa mencionada acima, foi usado o mesmo servidor que já estava instalado.

Outro ponto relevante é que os dados estão ainda nas mãos da empresa. A tendência de trabalhar em nuvem através de serviços de cloud terceirizados aumentou muito nos últimos tempos. Porém o cloud tem seus prós e contras. Além de armazenar os dados confidenciais em servidores de diferentes localidades, existe também o custo de planos mensais ou em muitos casos, planos anuais obrigatórios. Dependendo da necessidade da aplicação, o custo pode ser bem relevante para o negócio.

Essa é uma boa solução?

Afinal, o Server At Home pode ser uma boa solução para a sua empresa? 

A resposta é SIM! Principalmente para empresas ou escritórios que não precisam de um grande CPD (Centro de processamento de dados) para manter o seu negócio. 

E depois da pandemia? Será que preciso voltar a alugar um local físico de trabalho?

Achou o Server At Home interessante para seu negócio e quer saber mais? Entre em contato conosco e solicite uma análise!

26 de abril 2021 | By IT&S